Resumos de todas as lições serão postadas aqui para que todos possam revê-las assim que sentirem dúvidas ou curiosidades.Deixando bem claro que esse blog não é apenas exclusivo para os adolescentes da Igreja Jardim das Oliveiras, mas também para todos aqueles que sentirem o desejo de visita-lo.

Esperamos poder contribuir de alguma forma para o seu crescimento espiritual.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Fruto do Espírito - 5º. Benignidade


Em mais uma parte da série Fruto do Espírito (Gl 5:22), chegamos ao seu quinto gomo: a benignidade. De acordo com o dicionário, o termo pode ser definido como "qualidade de quem é benigno; agir com benignidade", ou seja, ter atitudes amáveis e gentis para com os outros. Biblicamente o sentido também é esse, mas vai além. Ser um cristão benigno não significa apenas ter atitudes gentis, e sim ter o caráter de uma pessoa amável, agradável, disposta e preocupada com o bem-estar do próximo.
Parece difícil ser amável com as pessoas que estão ao redor em qualquer ocasião, seja num momento de estresse ou numa situação extrema. Mas é exatamente por isso que benignidade tem a ver com caráter, e não apenas com atitudes.

 Segundo ele, algumas traduções possíveis para benignidade seriam "bom, suave, amável, excelente, útil e benigno". O pastor explica que esses significados são bastante parecidos com as traduções da palavra grega bondade, que são "bom, útil, salutar".


Não tenha medo de ser benigno
Exercitar a benignidade, ser amável com o próximo, gentil e atencioso pode fazer com que o cristão seja mal interpretado e tachado como invasivo. Isso porque a sociedade como um todo tem se tornado mais individualista, isolando-se em pequenos núcleos.

A gentileza é respeitosa e criteriosa. Vivemos tempos em que a humanidade está carente desse tipo de ‘invasão', de ter pessoas ao seu lado que não sejam confrontadoras, grosseiras, punitivas, julgadoras ou fofoqueiras. Precisamos de pessoas que falem a verdade em amor, que nos ajudem a corrigir os erros sem deixar revolta, culpa ou desânimo. Pessoas que exerçam a condição de usar os outros galhos dessa árvore frondosa, como a paciência e a tolerância.
A pessoa tratada sempre de maneira rude não apenas quebra a comunhão, como também sente-se reprovada, rejeitada. Com isso, a autoestima sofre a violência das palavras e do estilo de tratamento.

A falta de benignidade na vida do cristão pode ser retratada como egoísmo, imposição, dominação, arrogância. 

Aqueles que desejam o caráter semelhante ao de Jesus devem evitar tais características, buscando no Espírito Santo o verdadeiro fruto que molda caráter, atitudes e estilo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário