Resumos de todas as lições serão postadas aqui para que todos possam revê-las assim que sentirem dúvidas ou curiosidades.Deixando bem claro que esse blog não é apenas exclusivo para os adolescentes da Igreja Jardim das Oliveiras, mas também para todos aqueles que sentirem o desejo de visita-lo.

Esperamos poder contribuir de alguma forma para o seu crescimento espiritual.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Fruto do Espírito - 4º. Longanimidade

"Paciência para suportar as ofensas dos outros ou os próprios sofrimentos; generosidade, magnanimidade."

           Seguindo a sequência da série sobre o Fruto do Espírito (Gl 5:22), chegamos ao quarto "gomo" desse fruto, a longanimidade, palavra difícil de escrever, dizer e, mais ainda, praticar. De acordo com o dicionário, longanimidade significa "firmeza de ânimo". Biblicamente, o sentido é parecido e pode ser interpretado como "paciência" ou "longo ânimo".
O termo representa a característica necessária para o amor,  com uma citação que diz: "Longânimo é a pessoa que poderia se vingar de outrem, mas não o faz". A longanimidade, ou a paciência que vem do Senhor, é a capacidade de enfrentar com paz aqueles que causam sofrimento injusto. "Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam longânimos, suportando uns aos outros com amor" (Efésios 4:2).
O maior exemplo deste fruto foi o próprio Jesus, que tratava seus semelhantes com humildade e paciência, exortando-os sempre em amor.

-.Ser longânimo sem parecer fraco
Assim como Jesus, que exortava em amor sem perder sua longanimidade, o cristão deve fazer o mesmo. Buscar o Fruto do Espírito é colocá-lo em prática, a fim de consolidar o caráter semelhante ao do Filho de Deus. Entretanto, ser paciente não significa ser fraco ou passivo.

-.Irai-vos e não pequeis
No livro de Efésios, o apóstolo Paulo adverte: "Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo" (Ef 4:26,27). O trecho demonstra que a ira é natural do ser humano, um sentimento que faz parte de todos nós, mas que não é prudente alimentar. É por isso que o apóstolo adverte que, se acontecer de um cristão se irar, ele deve estar atento às suas atitudes.


"Cristãos são aqueles em quem habita o Espírito de Deus, produzindo o Seu Fruto. Se a longanimidade não existir em um cristão, cristão de fato ele não é, pois não evidenciará o amor e os demais aspectos do Fruto do Espírito"

AMÉM =D !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário